A celebração do padroeiro de Cuiabá e de Mato Grosso, o Senhor Bom Jesus, foi o tema da tribuna de livre da sessão
Uma das celebrantes, Idalba Reiners Correa da Costa, falou sobre a importância de comemorar a data, que faz parte da programação religiosa. Ela foi até a Câmara Municipal a convite do presidente da Casa, Chico 2000 (PL).
Eles contaram que a imagem do Senhor Bom Jesus chegou na época das bandeiras em Mato Grosso, com a chegada de Pascoal Moreira Cabral, que foi o primeiro gestor e quem instituiu o Arraial do Senhor Bom Jesus de Cuiabá. E em 1727, se tornou apenas Cuiabá.
“Nem todas as pessoas sabem que o padroeiro da cidade é o nosso Senhor Bom Jesus. Quando a gente sai na caminhada estamos levando a imagem do Bom Jesus como representante da cidade e do estado de Mato Grosso. É importante que as pessoas conheçam que ele é o padroeiro da nossa cidade, onde criamos nossos filhos, a nossa família e Cristo no centro”, disse Idalba.
A programação da festa inicia com uma cavalgada no dia 06 de abril, a partir do Rancho “Os mais Mió de Bom”, no Recanto da Seriema.
Já no dia 7 de abril, a partir das 6 horas, será realizada a carreata com carros antigos saindo do distrito do Coxipó do Ouro até o Parque das Águas. Em seguida, inicia o passeio ciclístico em direção ao São Gonçalo Beira Rio.
No dia do aniversário de Cuiabá, em 8 de abril, será celebrada a Santa Missa na Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá, às 6h30, e na sequência, será realizada a Romaria das Águas, saindo de Santo Antônio de Leverger até a Orla do Porto. A partir das 16 horas, começa a Caminhada da Fé, da Orla do Porto até o Culto Ecumênico na Praça Alencastro, no centro.
Secom – Câmara Municipal de Cuiabá
COMMENTS