Serviços serão executados com recursos estaduais; antes, Águas Cuiabá preparou rede de água e esgoto
O Governo de Mato Grosso vai começar as obras de asfaltamento de oito bairros de Cuiabá logo após o fim do período de chuvas. Os serviços serão executados 100% com recursos estaduais, que somados chegam a R$ 42 milhões.
Serão beneficiando os bairros Novo Tempo, Novo Milênio, Campo Verde da Esperança, Jardim Aroeira, Novo Horizonte, Tancredo Neves, Planalto e Alto Boa Vista.
A licitação para pavimentação e drenagem dos bairros foi realizada em agosto de 2022, mas não houve prosseguimento por quatro meses, devido à falta de autorização da Prefeitura de Cuiabá. Um acordo foi intermediado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), em dezembro de 2022, e o município se comprometeu a dar o aval.
O acordo firmado com o TCE-MT previa que a Prefeitura providenciasse com a concessionária Águas Cuiabá a execução da rede de água e esgoto nos bairros, para evitar que o asfalto novo fosse quebrado.
Após as chuvas
Após o cumprimento dessa etapa, as obras terão início após o período de chuvas. De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (InMet), em janeiro e fevereiro deste ano, o volume de chuvas em Cuiabá foi de 450 milímetros, o que impede a execução de obras de drenagem e pavimentação com qualidade.
Originalmente, a licitação previa ainda obras nos bairros Parque Amperco e Osmar Cabral. No entanto, o acordo celebrado no TCE retirou os dois bairros da lista, uma vez que a Prefeitura de Cuiabá alegou que já iniciou as obras nesses locais e é a responsável pela execução.
A licitação foi dividida em três lotes. O primeiro terá obras nos bairros Alto da Boa Vista e Novo Tempo.
O segundo lote será executado nos bairros Campo Verde da Esperança, Jardim Aroeira, Novo Horizonte, Planalto e Tancredo Neves.
Por fim, as obras do terceiro lote correspondem ao bairro Novo Milênio.
COMMENTS