HomeNotícias

Com Manso infestado por piranhas, deputados “batem boca” por PL que obriga Furnas repovoar peixes

Com Manso infestado por piranhas, deputados “batem boca” por PL que obriga Furnas repovoar peixes

Com Manso infestado por piranhas, deputados "batem boca" por PL de repovoamento

Agora é Lei| Wi-fi nos transportes públicos
Comércios de Cuiabá e Várzea Grande podem funcionar normalmente no Carnaval
Imagens de satélite registram movimentação de blocos no Portão de Inferno desde 2017

O deputado estadual Elizeu Nascimento (PL) ficou furioso por adiar a votação do Projeto de lei nº 717/2021, que institui a criação do Programa de Peixamento na Barragem da Usina Hidrelétrica do Manso no Estado de Mato Grosso.

Elizeu e o deputado Dilmar Dal Bosco (UB) ‘bateram boca’ antes da sessão de ontem (23). Isso porque, Dilmar pediu vista da proposta durante reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).

“Há 20 anos Furnas está omissa na soltura de alevinos, quando se tem na própria cláusula contratual a criança de um laboratório e soltura de alevinos anualmente. Isto durante estes 20 anos é algo que Furnas não vem cumprindo em Mato Grosso e lá em Minas Gerais ela vem fazendo esse trabalho de peixamento”, declarou Elizeu.

O Programa de Peixamento consistirá no repovoamento de peixes na barragem da Usina Hidrelétrica do Manso pela Concessionária de Energia Elétrica FURNAS, e/ou outra empresa que venha a sucedê-la. O repovoamento deve seguir a proporção de 50% da espécie dourado, 50% divididos nas seguintes espécies de peixes: pintado, cachara, piraputanga, pacu, jaú, jurupensém, curimbara, matrinxã e outras. 

As pessoas estão desesperadas ao verem pessoas saírem de dentro da água com dedos mutilados, mordidos por piranhas no Lago do Manso

Segundo Elizeu, Dilmar quer apresentar um substitutivo para retirar a penalização pela omissão de Furnas. A proposta cita que em caso de descumprimento das determinações será aplicada multa diária de 10 mil, mais correção monetária de 12% ao ano, face à empresa concessionária de energia elétrica FURNAS. Consta ainda, que a renovação da licença de operação não será efetivada, enquanto não quitar as pendências com as obrigações do repovoamento.

“O projeto avançou e não existe vício de iniciativa e ao ser pautado para a segunda votação, chegamos aqui, vimos que o projeto não será colocado em votação, porque o deputado Dilmar Dal Bosco pediu vista. Esse pedido de vista contribui com os ataques de piranhas no Lago do Manso. Porque apresentar um projeto substitutivo integral. Qual interesse em um substitutivo integral, se o projeto é redondo. Quer tirar a punição a Furnas”, questionou o deputado.

COMMENTS

WORDPRESS: 0
DISQUS: