Uma média de 1,4 mil multas de trânsito são emitidas por dia em Cuiabá.
De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), no ano passado foram 514.444 infrações e, entre as principais, estão excesso de velocidade e avanço no sinal vermelho. Cuiabá possui hoje 49 pontos com equipamentos de fiscalização eletrônica.
Os dois últimos foram instalados nas avenidas Professora Edna Affi, mais conhecida como avenida das Torres, e na José Monteiro de Figueiredo, antiga Lava Pés, e começaram a emitir autuações na última sexta-feira (16), após um período educativo.
Diretor de Trânsito da Semob, Michel Diniz esclarece que os pontos escolhidos para monitoramento eletrônico são definidos após um estudo realizado pela Comissão de Análise de Acidentes de Trânsito, onde representantes da Semob, Secretaria Municipal de Saúde, Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, Delegacia de Delitos de Trânsito (Deletran), entre outros, avaliam as reais necessidades na mobilidade de Cuiabá.
De acordo com ele, a comissão analisa os laudos das perícias técnicas de acidentes de trânsito e, a partir disso, tomam decisões sobre quais são as medidas que devem ser realizadas para prevenir acidentes, diminuindo principalmente o número de vítimas fatais.
“Na Miguel Sutil, em frente ao Comper, por exemplo, tivemos dois atropelamentos na faixa de pedestres, em que duas pessoas vieram a óbito. Depois que colocamos o equipamento de fiscalização eletrônica, não tivemos mais atropelamentos naquele local e nem mortes. Outro ponto é na avenida Fernando Corrêa, próximo à Feira de Goiânia. Há uma faixa de pedestres e tivemos dois atropelamentos com vítimas fatais. Depois que colocamos a lombada eletrônica também não tivemos mais atropelamentos. Mesmo com faixa de pedestre, em uma via de trânsito rápido, muitas vezes o veículo passa correndo e, quando você diminui essa velocidade em que os veículos transitam, você traz mais segurança e evita os acidentes”.
Michel Diniz esclarece que nos últimos anos não ocorreram atropelamentos ou acidentes com vítimas fatais na avenida das Torres ou na Lava Pés, mas os estudos da Semob já apontaram que os veículos transitam nesses pontos em alta velocidade e esse é o principal fator de risco para acidentes em Cuiabá.
COMMENTS