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Cuiabá cita caos em VG, falta de projetos e barra as obras do BRT

Cuiabá cita caos em VG, falta de projetos e barra as obras do BRT

Em nota, Prefeitura diz que constatou a inexistência de projetos básico e executivo para o modal na Capital

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Com previsão inicial para outubro deste ano, as obras de implantação do sistema de Ônibus Trânsito Rápido (BRT), em Cuiabá, devem começar em janeiro de 2024, com início pelo bairro Porto.

O anúncio foi feito pelo Consórcio do BRT, responsável pelos trabalhos.

No entanto, no fim da tarde de sexta-feira (15), a Prefeitura divulgou nota afirmando que não emitiu alvará para realização das intervenções na Capital.

Na nota, o Palácio Alencastro informa que analisou a documentação referente ao modal e constatou a inexistência de projetos básico e executivo, “fundamentais ao desenvolvimento de qualquer projeto de mobilidade e que impactem a vida de mais de 700 mil pessoas”.

“Diante da ausência de informações técnicas e de segurança não disponibilizadas pela Secretaria de Infraestrutura de Mato Grosso (Sinfra-MT), a Prefeitura não emitiu alvará para realização de obras do BRT no município”, afirmou.

O Palácio Alencastro cita ainda Várzea Grande, cidade vizinha à Capital, onde “as obras do BRT resultaram em verdadeiro caos, com obras completamente atrasadas, redução das vias e tráfego constantemente congestionado, provocando uma significativa piora na qualidade de vida de toda população”. 

VÁRZEA GRANDE – Já em Várzea Grande, as principais obras de concretagem nas avenidas da FEB e João Ponce de Arruda, para operação do BRT, devem terminar na próxima semana (dia 20).

No entanto, as intervenções para o novo modal de passageiros continuarão até o segundo semestre de 2024, com a construção das estações, recapeamento das vias, melhorias em calçadas e a construção de um novo terminal de integração dos veículos elétricos.

A construção do BRT foi contratada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) pouco mais de R$ 468 milhões, tendo como o Consórcio BRT Cuiabá vencedor da licitação na modalidade de Regime Diferenciado de Contratação Integrada (RDCi), na qual a empresa vencedora será responsável pela elaboração dos projetos básicos e executivos de engenharia, de desapropriação, obtenção de licenças, outorgas, aprovações e execução dos serviços.

Para o trajeto, o BRT vai utilizar um corredor expresso, no canteiro central, preservando o número de pistas que já existem nas vias dos dois municípios.

O objetivo é ofertar um transporte público de passageiros de melhor qualidade e melhorar o trânsito.

A estimativa inicial para início de funcionamento do novo modal é de 2,5 anos a partir da assinatura da ordem de serviço, realizada no fim de agosto de 2022.

O BRT é construído em substituição ao Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que deveria ter sido entregue para a Copa do Mundo de Futebol de 2014.

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