Com a baixa umidade, riscos de incêndios e problemas de saúde podem surgir
A Defesa Civil emitiu um alerta e, dessa vez, não é para chuvas nem tempestades. De acordo com o alerta, a umidade relativa do ar nesta sexta-feira (17) pode chegar a 11% em Cuiabá, trazendo o “clima de deserto” aos cuiabanos.
Com a baixa umidade, riscos de incêndios e problemas de saúde podem surgir, entre eles ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz, bem como aumentar crises de falta de ar, asma, alergia e infecções virais e bacterianas.
Em momentos como esse, a Defesa Civil orienta beber bastante água, evitar atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol das 10h às 17h, evitar banhos com água quente para não ressecar a pele e usar umidificadores de ar em casa e no trabalho, ou, caso não tenha um por perto, bacias de água ou estender toalhas e panos úmidos próximos.
Aliado à baixa umidade, Cuiabá deverá enfrentar falta de chuva e altas temperaturas. Ainda nesta quinta-feira (17), os termômetros poderão chegar a 38 graus e a umidade relativa do ar se mantém baixa, em 11%. Não há previsão de chuvas.
Na sexta-feira (18), o sol deverá aparecer entre nuvens, mas novamente não há previsões de chuvas e a secura continua. A umidade relativa do ar cai e poderá ficar entre 10% e 38%. Os termômetros ficam entre 22 e 38 graus.
O fim de semana poderá trazer chuvas, mas o calor continua. No sábado (19), sol com algumas nuvens aparecem de manhã e poderá chover rapidamente à tarde e à noite. A máxima será de 38 graus, a mínima atinge 24 graus. A umidade relativa do ar se mantém entre 15% e 53%. E no domingo, as nuvens aumentam pela manhã, mas há chances de pancadas de chuva serem registradas à tarde e à noite. Os termômetros devem oscilar entre 24 e 35 graus.
COMMENTS