HomeNotícias

Descarte irregular de lixo e entulho em córregos de Cuiabá é principal causa de alagamentos

Descarte irregular de lixo e entulho em córregos de Cuiabá é principal causa de alagamentos

Segundo a Empresa Cuiabana de Limpeza Urbana, 90% das enchentes registradas na cidade são em decorrência do despejo de lixo nos mananciais

Vereador Jeferson Siqueira destaca importância da realização do mutirão de cirurgias eletivas
Cesta básica em janeiro teve o maior aumento em 8 meses
Saiba como será o trajeto do BRT em Cuiabá e Várzea Grande

O descarte irregular de lixo e entulho às margens dos córregos que cortam Cuiabá é uma das principais causas das enchentes e alagamentos no período chuvoso. Segundo a Empresa Cuiabana de Limpeza Urbana (Limpurb), 90% das enchentes registradas na região são em decorrência do despejo de lixo nos mananciais. A Pasta limpa e dá manutenção, mas a propoção do descarte irregular é maior.

A reportagem percorreu alguns dos principais córregos da Capital e comprovou que muito do lixo e entulho produzido pela população tem o destino incorreto em Cuiabá, indo parar dentro ou nas margens dos córregos, causando sérios danos ao meio ambiente. 

Um dos mais importantes córregos da Capital, o da Prainha, que nasce no bairro Consil, é um dos que mais sofrem com o descarte irregular de lixo e entulho. Inúmeras reclamações chegam sobre o acúmulo de resídios nas margens do manancial, onde ainda é possivel vêlo, tendo vista que boa parte dele está subterrânea à região central da cidade. O lixo é despejado pela própria população que reclama da sujeira.

A reportagem esteve no local e presenciou o acúmulo de detritos, como sacolas e recipientes plásticos, ganhos de árvore e restos de construção civil. Além disso, o mato alto toma conta de todo o trecho do córrego que corta o bairro, que vai da rua professora Tereza Lobo até a avenida Miguel Sutil.  

Os reflexos da sujeira acumulada no córrego da Prainha também podem ser observados na região central da cidade, nos trechos em que foi canalizado, durante as enchentes quando há chuvas intensas. O local, como a avenida Prainha, não suporta o volume de água e, com o acúmulo de lixo que entra pelos bueiros, são causados os alagamentos.  

Trecho do córrego do Barbado

Um pouco mais distante, um trecho do extenso córrego do Barbado, na região do bairro Dom Aquino, também sofre com acúmulo de lixo descartado irregularmente. No interior e nas margens, havia muitas sacolas e recipientes plásticos, latas e mato no entorno. Próximo do córrego, na rua Comendador Henrique, tem um ponto de ônibus utilizado por vários moradores, que ficam em meio ao lixo descartado no local. 

Já na região do bairro Porto, o córrego 8 de abril também tem mato em alguns pontos e lixo no interior. Além disso, o manancial exala forte odor, que chega até o tradicional Mercado do Porto, onde centenas de pessoas passam diariamente para comprar produtos alimentícios tendo que suportar o mau cheiro. 

Córrego 8 de Abril 

O descarte irregular de lixo é algo observado não somente em Cuiabá, mas em outros municípios do Estado. Dados do Censo de 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelam que Santa Terezinha (1.210 km a nordeste de Cuiabá) tem a coleta de lixo mais inaqueda do Brasil.

A reportagem procurou a Limpurb e foi informada de que o descarte irregular, principalmente às margens dos córregos, é a principal causa das enchentes. 

Recentemente, a Pasta divulgou que está realizando a limpeza de córregos em 36 pontos dos correntes em Cuiabá. A reportagem indagou sobre o cronograma e foi informada de que “não há um itinerário e as limpezas são realizadas de acordo com a demanda, necessidade e volume dos detritos em cada córrego”.

Na última semana, pontos dos córregos da Grande CPA foram os atendidos, segundo informou a Limpurb.

A Pasta ainda declarou que os moradores devem ter cuidado com o lixo produzido e não descartar em lugares incorrentos. 

Com relação as fiscalizações de descarte irregular, a Limpurb emitiu a seguinte nota: 

LEIA A NOTA NA ÍNTEGRA

A LIMPURB realiza operações contínuas para fiscalizar pessoas que realizam o descarte irregular de resíduos, pneus e ensacados. Em 2023, mais de 20 pessoas e empresas foram multadas. A orientação é que o cidadão ligue no canal oficial para a denúncia Disque denúncia (3616-9614), que funciona no horário comercial de segunda a sexta-feira.

COMMENTS

WORDPRESS: 0
DISQUS: