O Lambadão de Cuiabá foi elevado à condição de patrimônio cultural imaterial
Um dos estilos mais populares e contagiantes da capital, o lambadão foi elevado à condição de patrimônio cultural imaterial através da Lei nº 6.318, de 26 de novembro de 2018, originária do Projeto de Lei n° 23/2017 apresentado pelo vereador Professor Mário Nadaf (PV).
A Lei também institui no calendário oficial do município o “Dia do Lambadão de Cuiabá”, que é comemorado em 10 de setembro, data escolhida para homenagear o cantor e compositor Chico Gil, considerado o “Rei do Lambadão”.
O vereador Professor Mário Nadaf comenta que o gênero iniciou suas primeiras notas musicais no final da década de 80, popularizando na década seguinte. Ele ressalta que o lambadão faz parte da identidade cultural mato-grossense e por isso deve ser celebrado a fim de eternizar o ritmo alcançando gerações futuras.
“O “Lambadão de Cuiabá” abrange as expressões culturais e as tradições de uma geração de cuiabanos que atravessou do século passado para este e continua preservando em respeito da sua ancestralidade, para as gerações futuras, seu ritmo, sua música e sua dança”, disse o parlamentar.
“Devido a pandemia, não será realizado eventos em comemoração neste ano, mas uma data tão importante para a cultura deve ser exaltada. Feliz Dia do Lambadão, destacou.
Paula Andrade/Gabinete Vereador Professor Mário Nadaf
COMMENTS