HomeNotícias

Edna Sampaio avalia primeiro ano do mandato

Edna Sampaio avalia primeiro ano do mandato

A vereadora Edna Sampaio (PT) considerou produtivo seu primeiro ano de atuação parlamentar e destacou os projetos, pautas e lideranças que o Mandato Coletivo pela Vida e por Direitos trouxe para a Câmara Municipal de Cuiabá.

Presidente da Câmara acompanha andamento das obras da UBS do Jardim Imperial II
Câncer deve ser a primeira causa de mortes no Brasil até 2030, diz Observatório
Maysa Leão vai se afastar para abrir vaga para suplente na Câmara de Vereadores


Em 2021, ela apresentou 16 projetos de lei. Entre os aprovados está a lei 6.712/21, que criou a política “Menstruação sem tabu”, a qual prevê a doação de absorventes a pessoas em situação de vulnerabilidade social e ações educativas sobre o tema.
“O enfrentamento à pobreza menstrual sempre foi tabu, e está sendo colocado agora, nesse momento em que as mulheres ocupam parlamentos Brasil afora”, disse.
Aqui, conseguimos aprovar por unanimidade, inclusive, com derrubada do veto do poder executivo, o que me deixou feliz porque demonstra nossa produtividade e assertividade nos projetos e também nossa boa relação com os outros vereadores, a despeito das divergências político-partidárias”.
Outros PLs aprovados
Também foram aprovados o PL que inclui no calendário municipal o Dia de Tereza de Benguela e da mulher negra cuiabana, e a Semana Municipal do Migrante, e o que cria a Política Municipal de Combate a Incêndios. Segundo a parlamentar, o PL considera o município “enquanto ente federado, também responsável pelas questões ambientais, o que não estava acontecendo aqui em Cuiabá, a despeito de termos, todos os anos, uma situação preocupante de queimadas e de agravamento da saúde da população”.
Projetos para servidores
Entre os projetos de resolução apresentados, dois foram aprovados: o que determina a distribuição de EPI contra a Covid (máscaras e álcool 70%) aos servidores da Câmara, e o que estabelece que eles sejam testados contra a doença e recebam atendimento, em caso positivo.
Apresentou 48 emendas, algumas delas modificativas ao orçamento municipal, entre as quais está a que destina recursos para a realização de concurso público na Secretaria Municipal de Saúde.
Por meio de emendas impositivas, determinou investimentos em projetos de educação e saúde sobre uso de drogas, promoção da saúde da mulher, combate ao racismo, geração de renda e combate à fome, defesa dos direitos da população LGBT e da população migrante.
Primeira vereadora negra do parlamento cuiabano, Edna Sampaio construiu, em parceria com o movimento negro, o PL do Estatuto Municipal de Promoção e Igualdade Racial, que tramita na Casa.
Movimentos sociais
Ela destacou a presença dos movimentos sociais no mandato – sendo suas pautas levadas ao plenário por meio de 32 participações no espaço Tribuna Livre e 8 audiências públicas – e a atuação do mandato nas atividades de protesto. “Em todos os movimentos de rua que aconteceram ao longo deste ano, houve a participação da vereadora, da equipe do mandato e d@s co-vereador@s.  Isso foi muito importante”, disse. “Foi um ano muito produtivo, de mostrar nossa cara, dizer ao que viemos, mostrar o perfil popular de um mandato, no sentido da participação social, do envolvimento das organizações do movimento social, sindical, popular na construção de nossas ações”. Experiência democrática Ela avaliou a organização interna do mandato, que é conduzida com a participação d@s co-vereador@s. “Esse primeiro ano foi vitorioso. Realizamos quatro assembleias do mandato e mantivemos muito ativo o nosso Conselho Político, um mecanismo de participação popular, de construção do mandato que, desde o princípio, tem um viés importante de compartilhamento das decisões”, comentou ela.
“Essa forma diferente de fazer política vai se consolidando e esperamos que, no segundo ano, consigamos avançar ainda mais”,  disse.

Neusa Baptista/Gabinete Vereadora Edna Sampaio

COMMENTS

WORDPRESS: 0
DISQUS: