HomeNotícias

Governo discute fim do uso obrigatório; Saúde quer manutenção

Governo discute fim do uso obrigatório; Saúde quer manutenção

Secretário Gilberto Figueiredo diz que é preciso lembrar que País ainda não vive situação de normalidade

Nova frente fria se aproxima e Cuiabá terá mínima de 9°C essa semana
Câmara realiza terceira edição do Mutirão do Consumidor
Cerca de 70 denúncias contra ex-membro da maçonaria por golpes estimados em R$ 60 milhões são apuradas pela polícia em MT

O governador Mauro Mendes (União Brasil) e o secretário de Saúde Gilberto Figueiredo vão se reunir na tarde desta segunda-feira (7) para tratar do fim do uso obrigatório de máscaras faciais. 

Em Mato Grosso o uso de máscaras como medida de precaução contra a Covid-19 é obrigatório em locais fechados desde abril de 2020.

Figueiredo sinalizou que o uso do equipamento pode permanecer obrigatório por algum tempo no Estado.

“A princípio, queremos agir com prudência. Vamos fazer uma análise do momento epidemiológico. As orientações do Ministério da Saúde, por ora, é continuar utilizando as máscaras”, afirmou o secretário à imprensa. 

“Sempre que há uma queda no número de casos e óbitos parece que todo mundo fica louco para voltar ao normal. Mas a gente tem que lembrar que não estamos no normal ainda, estamos em uma pandemia”, completou.

No Estado, a cidade de Nova Mutum já excluiu a obrigatoriedade do uso da máscara facial em locais fechados na semana passada. O prefeito Leandro Félix Pereira (União Brasil) justificou o baixo número de contaminados e alto índice de vacinados contra a doença.

Pandemia e endemia

O Ministério da Saúde divulgou na semana passa que avalia a possível reclassificação da pandemia de Covid-19 no país como uma situação de endemia. A mudança poderá derrubar algumas medidas restritivas que vieram junto a Covid.

Figueiredo, no entanto, defendeu o uso de máscara faciais como medida de proteção eficaz em especial a pessoas com comorbidades. 

“Não é a mascara que define o conceito de pandemia ou endemia. A pandemia está no mundo todo, e o uso da máscara é uma medida de proteção aos cidadãos. Eu diria que mesmo sem lei, o cidadão deveria, por precaução, usar máscara”.

“Principalmente aqueles que têm comorbidades, utilizar a máscara enquanto tiver concentração de muitas pessoas juntas. Isso é para prevenir e proteger o cidadão e aqueles que estão ao seu redor”, completou.

Números da Covid-19

A Secretária de Estado de Saúde (SES) divulgou na última sexta-feira (4) 1.325 novas confirmações de novos casos e cinco mortes em decorrência do coronavírus, em 24 horas. 

Mato Grosso tem 63,72% da população vacinada com duas doses ou dose única contra a Covid-19, conforme o consórcio de imprensa.

COMMENTS

WORDPRESS: 0
DISQUS: