Maioria das pessoas que votaram na enquete do @GD desta semana concordar com a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que impediu o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) de se recandidatar a cargos públicos.
Questionamento ficou no ar entre 24 de junho e 1 de julho para que o leitor deixasse sua opinião.
A enquete perguntava o leitor concordava com a inegebilidade do ex-presidente. Conforme resultado final da tarde deste sábado (1), 50% dos votantes está de acordo com o impedimento, pois “ele espalhou fake news”. Já 43% acha que a medida é errada, já que ele “não cometeu crime. Por fim, 7% diz que não concorda com a ausência da vida política pelos próximos 8 anos, mas defende penalidade.
Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizou sessão na manhã de sexta-feira e votou processo contra o ex-presidente, no qual era requisitada sua inegebilidade por 8 anos por abuso de poder e falsas informações, além de colocar em dúvida o sistema eleitoral brasileiro, mesmo processo pelo qual foi eleito em 2018.
Ação apura a conduta de Bolsonaro durante a reunião com embaixadores, ocorrida em julho de 2022, no Palácio da Alvorada. Na ocasião, o ex-presidente levantou suspeitas sobre as urnas eletrônicas, sem apresentar provas, e atacou o sistema eleitoral brasileiro.
Votaram pela condenação a ministra Carmen Lúcia, Benedito Gonçalves (relator), Floriano Marques e André Ramos Tavares. Os votos contra foram proferidos por Raul Araújo e Nunes Marques.
COMMENTS