Assistência Social esteve no local cadastrando as pessoas; cinco delas foram para abrigos
Cerca de 20 pessoas que vivem em situação de rua usam a frente do Cemitério da Piedade como moradia, em Cuiabá. Em toda Capital, cerca de 290 pessoas vivem em condições de rua.
Colchões, cobertas e papelões tomam a calçada no espaço, que para eles, é tido como moradia. Debaixo de árvores, eles ficam juntos para delimitar o espaço e ajudar uns aos outros.
A Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência realizou nesta semana a entrega de cobertores e comida.
Segundo a Secretaria, cinco pessoas que ali estavam aceitaram serem transferidas para a casa de apoio do Município.
Para a coordenadora de Proteção Especial, Fabiana Soares, as pessoas que estão lá já são conhecidas pelas equipes de acolhimento, mas sempre voltam às ruas.
“Isso ocorre porque nas nossas unidades de acolhimento existem regras que precisam ser cumpridas. Além de proibições quanto ao uso de bebidas alcoólicas e chegar fora do horário comercial sem estar trabalhando”, declara.
Centro de ajuda
Para pessoas desabrigadas, o acesso ao Centro Pop pode ser feito de forma espontânea. Entretanto, os trabalhos de abordagem social estão mantidos.
No Centro Pop, a população em situação de rua conta com espaço para higiene pessoal; guarda de pertences; lavanderia; atendimento psicossocial; fortalecimento da autonomia, protagonismo e participação social dos usuários.
O horário de funcionamento será das 8h às 20h, de segunda a sexta, no sistema porta aberta para o atendimento dos usuários. O endereço é Rua Comandante Costa, nº 397, bairro Centro Norte. Mais informações são pelo contato (65) 99238-7552.
COMMENTS