A iniciativa é do vereador Dr. Luiz Fernando (Republicanos) que busca incentivar Uso do Cordão de Girassol por pessoas portadoras destes problemas para sinalizarem a necessidade de atendimento prioritário.
Segue para sanção do Executivo, o Projeto de Lei nº 184/2022, que institui a Semana Municipal de Conscientização do Uso do Cordão de Girassol, a ser celebrada anualmente, na semana do dia 21 de setembro, em conformidade com o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.
O Cordão de Girassol é um acessório usado por pessoas com deficiências ou doenças não visíveis para sinalizar a necessidade de atendimento prioritário. Com a iniciativa, o presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Dr. Luiz Fernando (Republicanos), busca incentivar o uso do objeto por pessoas portadoras destes problemas. E também, estimular a capacitação de profissionais para prestar atendimento a este público, bem como, conscientizar a população de que àquele que faz o uso do objeto, carece de atenção especial.
“Por meio deste projeto, vamos garantir maior conforto e diminuir as situações de estresse para aqueles que, por alguma condição pré-determinada, não suportam situações rotineiras como aglomerações, sons elevados ou mesmo longos períodos de espera”, explica o vereador ao enfatizar que o Cordão de Girassol também significa um sinal de empatia com o próximo.
Em ascensão em todo o mundo, o Cordão de Girassol foi criado há aproximadamente seis anos, em Londres: é uma faixa estreita de tecido ou material equivalente, verde, com desenhos de girassóis – para sinalizar a preferência de atendimento e suporte diferenciado a este público.
Conforme a lei federal Nº 6.842, de 29 de abril de 2021, as doenças não visíveis – são as que não são imediatamente identificadas, a exemplo de autismo, Transtorno de Déficit de Atenção (TDA), transtornos ligados à demência, Doença de Crohn, colite ulcerosa e fobias extremas.
Assessoria de Imprensa de Gabinete
COMMENTS