O projeto cuibaninhos segue a todo vapor e realizou mais uma visita guiada na manhã desta terça-feira na Câmara Municipal de Cuiabá.
Elas acontecem desde 2019 e tem o intuito de apresentar aos estudantes das escolas municipais da capital a importância e como funciona o Poder Legislativo. As visitas são organizadas pela Escola do Legislativo e realização da Secretaria de Ações Institucionais.
A escola que realizou a excursão desta vez foi a Escola Fundação Bradesco que trouxe 70 alunos do ensino fundamental para conhecer a Casa de Leis. Durante a visita eles conheceram a Praça Moreira Cabral, onde tem o Obelisco que marca o Centro Geodésico da América do Sul. Em seguida eles foram até o plenário Ana Maria do Couto (Plenárinho), onde assistiram vídeos e participaram de uma palestra que contou a história da Câmara e como ela funciona. Por fim, eles conheceram o plenário das deliberações, onde os parlamentares realizam as sessões ordinárias, audiências e sessões solenes. No local alguns vereadores os receberam e falaram com os estudantes.
O secretário de Apoio Legislativo, Eronides da Luz, o “Nona”, conversou com os alunos e contou como essa ação ajuda na formação de cidadãos conscientes sobre deveres políticos.
“Com o projeto baianinhos nós temos a oportunidade de mostrar pra eles o que a Casa faz e qual a importância do trabalho da Câmara. Eles saem daqui com uma consciência maior e isso vai formar o futuro cidadão cuiabano. Tenho certeza que com essa exclamação que nós fizemos eles vão ter orgulho de ter participado dessa visita”, disso Nona.
O coordenador de Cultura da Câmara, Roberto Hurtado Silva, também aproveitou a oportunidade para falar sobre a necessidade de mostrar aos alunos o papel do Poder Legislativo.
“O projeto cuiabaninhos vem trazendo muitas informações dentro da educação municipal. A gente mostra um pouco da Casa, incentivando as pessoas a crescerem e terem a política um pouco melhor”, explica Roberto.
Já a orientadora pedagógica educacional, Luciana Mota, explicou como essa visita ajuda no desenvolvimento do plano pedagógico dentro da sala de aula, levando os alunos a conhecer a prática do que eles tem aprendido.
“Dentro da dinâmica da escola a gente tem alguns estudos de meio, que são práticas fora da escola. Dentro desse processo a professora de história casou o processo do iluminismo dentro do Poder Legislativo, ligando a aprendizagem do aluno, explicando qual o objetivo e finalidade da Câmara. Como o aluno mesmo não votando pode participar, sendo cidadão no processo de sociedade”, contou a Luciana.
Os vereadores Sargento Vidal (MDB) e o vereador Fellipe Corrêa (Cidadania) também conversaram com os alunos.
Secom
COMMENTS