Telma do Couto, sobrinha de Ana Maria do Couto, também mais conhecida em sua época como May, utilizou a tribuna livre da Câmara Municipal de Cuiabá durante a sessão ordinária desta terça-feira (07), para reforçar o pedido pela reposição do busto de Ana Maria do Couto, roubado em 2020.
O convite da Comissão de Cultura e Patrimônio Histórico, presidida pela vereadora Edna Sampaio (PT). A reposição já havia sido solicitado para a Comissão e foi apresentada aos 25 vereadores da Casa para os devidos encaminhamentos.
Telma ressaltou que luta há três anos pela reposição do busto e que ele foi doado pela família quando a praça Ana Maria do Couto May, localizada entre as ruas Manoel Garcia Velho e Diogo Domingos Ferreira foi inaugurada em sua homenagem , no bairro Bandeirantes, em Cuiabá.
“Minha tia morreu de câncer um mês após completar 46 anos. Em seus 45 anos de vida, ela fez muita coisa, contribuiu muito para a cultura local e para as diversas áreas que atuou. No entanto, além de suas realizações profissionais, o que mais a destacava era seu caráter íntegro e gentil. Ela lutou contra as adversidades desde sua infância em uma família pobre, indo para o Rio de Janeiro com uma bolsa de estudos e nunca esquecendo suas origens”, ressaltou.
“Estou aqui hoje para reforçar o pedido pela reposição do busto de Ana Maria do Couto, que foi encomendado por minha avó em 1972, quando a praça foi inaugurada, por meio de um projeto de lei que deu nome à praça. Agradeço a atenção de todos e espero que possamos honrar a memória e o legado de Ana Maria do Couto restaurando essa homenagem à sua altura”, completou Telma.
Quem foi Ana Maria do Couto?
Ana Maria do Couto foi uma esportista, professora, política, jornalista, advogada e posteriormente promotora da Justiça Militar. Ela foi campeã carioca de arremesso de disco pelo Fluminense em 1944, sendo a primeira pessoa a competir nacionalmente nessa modalidade.
Formou-se em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1944, tornando-se a primeira professora de Educação Física concursada no estado de Mato Grosso. Também foi atleta do Fluminense e presidente do Clube Esportivo Dom Bosco em seu período áureo. Ana Maria também foi vereadora pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) em 1962, tornando-se a primeira presidente da Câmara Municipal em 1965.
Além disso, Ana Maria formou-se na primeira turma de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em 1962 e, em 1967, tornou-se a primeira promotora da Justiça Militar do estado.
O auditório da Câmara Municipal de Cuiabá, conhecido como “plenarinho”, foi batizado em homenagem a Ana Maria do Couto e reinaugurado 2020. O espaço é utilizado para eventos comunitários e debates democráticos, como audiências públicas, cursos e palestras.
Letícia Corrêa/Da Assessoria
COMMENTS